sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Muito bom para ser verdade

O Globo de hoje, dia 12.02, colocou em sua primeira página o anúncio, com foto, da prisão do governador do DF, José Roberto Arruda, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, depois de amplo noticiário e apuração de provas pelo MP do esquema de corrupção montado dentro do governo distrital.
Como a Justiça brasileira é "ágil" e permite "poucos recursos", possivelmente antes de terminar o Carnaval, o "nosso governador" estará nos lugares por onde circula, só que com os cofres cada vez mais cheios, porque não Brasil ninguém devolve dinheiro público e muito menos os que têm origem em corrupção.
E por que a impunidade, perguntam todos ? Para não se alongar muito em razões históricas e culturais, o problema é que a corrupção no Brasil grassa escandalosamente porque não há punição e porque não há punição, fica cada vez maior o nível de corrupção. Mas, num raciocínio mais simples e direto você tem o legislador, que faz uma lei mal redigida e sujeita a ampla e irrestrita interpretação ( bom para os advogados, que faturam muito bem com as contradições e vazios da lei ). Além disso, o processo jurídico no Brasil abre espaço uma centena de recursos. Quem tem dinheiro, contrata um bom advogado a peso de ouro e nunca vai ser punido. Terceiro, os processos, por consequência, acumulam-se e daqui a 50 anos vai a julgamento, quando o crime já prescreveu e os envolvidos já viveram muito, muito bem, obrigado ( aliás, no Brasil fazer fortuna, basta mudar de governo ).
Ora, corrupção em todos os níveis e até no Judiciário, quem vai pagar essa conta ?Ninguém.